Tireoplastia

Conheça o procedimento, suas indicações e orientações.

A tireoplastia é o procedimento que altera a tensão das pregas vocais e ajusta o tom da voz de quem necessita.

Existem 4 tipos de tireoplastia, e vamos explicar um pouco de cada uma delas para você entender mais sobre o assunto.

Tipo 01
O primeiro tipo é voltado para a paralisia das pregas (que causa rouquidão). Nesse caso, aproximase a prega paralisada a uma que funcione normalmente, e a voz volta ao normal.
Tipo 02
A tipo dois é direcionado a quem sofre com espasmos nas pregas. Para esse caso, os tratamentos com aplicação de botox na área têm mostrado resultados muito satisfatórios, e o procedimento de tireoplastia acaba ficando em segundo plano.
Tipo 03
O terceiro tipo é recomendado para homens cuja voz é muito fina. Neste caso, altera-se a tensão nas pregas vocais, muito parecido com a mudança na tensão das cordas para afinar um violão.
Tipo 04
E o quarto e último tipo de tireoplastia é voltado a deixar o tom de voz mais agudo. Este tipo é recomendado para mulheres trans que procuram uma voz mais confortável e feminina.

A Anestesia

Cirurgia realizada sob anestesia geral ou local (dependendo da técnica cirurgica).

A duração da cirurgia

Aproximadamente 60 – 120 minutos.

Tempo de recuperação

Aproximadamente 4 semanas

Orientações Pós-Operatórias

A recuperação, em geral, é pouco dolorosa. Os pacientes podem ter alta no mesmo dia. Recomendado repouso vocal por 7 dias. Não existe restrição alimentar. Muitas vezes, para completar o tratamento, é necessária a realização de fonoterapia pós-operatória, a qual influencia bastante no resultado final da voz.
rouquidão

Acompanhe nossas mídias

Curta e compartilhe nossos canais de mídias sociais.