Cirurgia de Amígdalas e Adenóide

Conheça o procedimento, suas indicações e orientações.

O que é a Cirurgia de Amígdalas e Adenóide?

A cirurgia de feminização da voz ajuda mulheres trans a adaptar a voz, resultando em padrões de comunicação que correspondem à sua identidade de gênero. Além da cirurgia, é importante realizar a terapia de feminização da voz, que irá ajudá-la a alterar as características vocais, como tom e entonação, e padrões de comunicação não-verbal, como gestos e expressões faciais.
O aumento de volume das amígdalas e adenoide é uma das patologias mais frequentes no consultório do otorrinolaringologista e é a causa mais comum de apnéia do sono na faixa pediátrica, em torno de 70-75% dos casos.

Para quais casos são indicados a cirurgia?

É indicado para crianças maiores de 2 anos de idade e adultos com casos de adenoamigdalites de repetição. Isto é, experienciar obstrução nasal devido à infecções na região da adenóide que regressam mesmo com tratamento clínico e uso de vacinas orais. Durante a infância, infecções na região das adenóides podem ser frequentes causando obstrução nasal, contudo, elas tendem a desaparecer conforme envelhecemos.
Há também casos de hipertrofia da adenóide que podem ser incômodos para crianças, devido a localização das vegetações adenoideanas na cavidade nasal superior. Isto é, as adenóides aumentam de tamanho e devido sua posição acabam afetando a audição e respiração bucal. É possível relacionar, também, infecções na adenóide à apneia do sono durante a infância, além de roncopatia. Todos estes sintomas podem ser tratados através da Adenoamigdalectomia.
No entanto, em muitos casos estas infecções podem ressurgir ao longo de vida causando problemas de audição, respiração, apneia do sono e roncopatia.

O que pode causar ?

A hipertrofia das amígdalas faríngeas e palatinas: Respiração oral, déficit no crescimento ponderoestatural, roncos noturnos, sonolência diurna, distúrbios do sono, apnéia obstrutiva do sono.

Como é a cirurgia?

A cirurgia de Adenoamigdalectomia poderá utilizar diversas técnicas para a remoção das amígdalas e adenóides. De modo geral, é realizada uma dissecção a frio através de instrumentos cirúrgicos, enquanto a ligadura de vasos é realizada utilizando pontos, esta técnica permite que ocorra uma perda mínima de sangue. Após esta etapa ocorre a cauterização, onde a amígdala, por sua vez, é dissecada e seus vasos são cauterizados.

A Anestesia

Cirurgia realizada sob anestesia geral ou local (dependendo da técnica cirurgica).

A duração da cirurgia

Aproximadamente 60 – 120 minutos.

Tempo de recuperação

Aproximadamente 4 semanas

Orientações Pós-Operatórias

Após a cirurgia de Adenoamigdalectomia é necessário seguir uma dieta que consiste em alimentos moles e gelados, como vitaminas de frutas ou iogurtes, além do consumo abundante de água. Recomenda-se que o paciente evite atividades físicas moderadas ou intensas, seguindo à risca as recomendações do médico especialista.

É comum a presença de dores ouvido durante o período do pós-operatório, processo conhecido como otalgia reflexa, um sintoma que deverá desaparecer após o tempo de recuperação. De modo geral, as crianças tendem a ter um processo mais rápido, muitas vezes tendo uma melhora total em uma semana.

Em comparação, os adultos podem levar até 20 dias para apresentar uma recuperação completa.

Acompanhe nossas mídias

Curta e compartilhe nossos canais de mídias sociais.